Março 24, 2025

Fix and Flip vs. Buy and Hold: Qual a Melhor Estratégia para Investir no mercado imobiliário

Investir em imobiliário pode ser um jogo lucrativo, mas a escolha da estratégia certa é o que define quem ganha mais, quem ganha menos e até quem não ganha nada. As duas aborgadens que se destacam nos dias de hoje são o Fix and Flip (comprar, renovar e vender) e o Buy and Hold (comprar e manter). Ambas têm as suas vantagens, mas também os seus riscos. A escolha, essa, vai sempre depender do que procuras: lucro rápido ou estabilidade a longo prazo.  

Começamos pelo Fix and Flip 

Esta estratégia é para quem tem mais tolerância ao risco e não tem medo de sujar as mãos quer figurativa quer literalmente. A ideia de base é simples: comprar um imóvel degradado, renová-lo e vendê-lo a um preço mais alto do que aquele que gastaste a comprar e a renovar.  

Neste modelo, se tudo correr bem, o retorno é rápido. Em alguns casos, consegue-se vender o imóvel em meio ano desde a comprar com margens de lucro, anualizadas, surpreendentes. Para os que fazem este tipo de operações, transformar um espaço velho numa nova casa, pronta a habitar e acrescentar valor ao mercado, é o objetivo.  

Por outro lado, como bem sabes ou deverias saber, as renovações são imprevisíveis. O que ao inicio pode parecer uma pequena remodelação pode transformar-se num poço sem fundo e acabares por gastar muito mais do que aquilo que calculaste inicialmente. Além disto estás sujeito às nuances do mercado, quando chega a hora de vender.

Agora o Buy and Hold

Esta é a estratégia para quem prefere jogar a longo prazo e criar um portefólio. A ideia de base é comprar um imóvel a bom preço, verificar se poderá gerar boas taxas de capitalização (aconselhável Taxa de capitalização líquida a cima dos 6%), arrendar e esperar que ele valorize ao longo dos anos. Há várias variantes do Buy and hold. Podes comprar um imóvel degradado, reconstruir e arrendar, podes comprar um imóvel pronto a habitar e arrendar diretamente. 

O arrendamento garante um rendimento mensal estável, que pode ajudar a pagar o empréstimo ou servir como fonte de renda extra.  

A valorização do imóvel ao longo do tempo pode render um bom lucro no momento da venda no futuro.  

Apesar disto, antes de avançar é preciso ponderar as desvantagens: Lidar com inquilinos nem sempre é fácil. Há sempre o risco de problemas ou incumprimentos e manter um imóvel arrendado exige tempo e dinheiro em manutenção e reparos.  

Saber qual dos dois escolher vai sempre teu perfil. Se gostas de desafios, tens algum conhecimento de obras e está disposto a correr riscos, o Fix and Flip pode ser a tua praia. Mas se preferes uma abordagem mais tranquila, com retornos estáveis e menos dores de cabeça, o Buy and Hold é provavelmente a melhor opção.  

Não há uma resposta certa ou errada. Tudo depende dos Teus objetivos, da Tua tolerância ao risco e do tempo que está disposto a dedicar. 

Se queres um companheiro presente que te facilite a vida e te ajuda a ter sucesso, inscreve-te já no casaGPT.com e começa a usar.

Visita-nos em CasaGPT.com e transforma a tua jornada imobiliária!

Segue-nos nas redes sociais para não perderes nenhuma novidade.

Copyright © All rights reserved

Seja o primeiro a conhecer o CasaGPT

Inscreva-se na waitlist do CasaGPT para receber conteúdos exclusivos e ser o primeiro a conhecer a nossa plataforma inovadora.