Se tens menos de 35 anos e vives em casa dos teus pais, certamente já ouviste falar da Garantia Jovem.
A Garantia Jovem é uma medida do governo que tem em vista ajudar os jovens até aos 35 anos a comprar a primeira casa, permitindo que estes peçam ao banco 100% do valor da casa.
Até então, um jovem que quisesse comprar casa teria de poupar no mínimo 10% do valor da casa, para poder dar de entrada ao banco.
Antes de mais importa que saibas como é que esta Garantia Jovem funciona e as condições para a poderes usar.
Para que possas aceder à Garantia Jovem deves reunir as seguintes condições:
- Deves ter até 35 anos;
- Deves ter domicílio fiscal em Portugal;
- Não podes ser proprietário de outras habitações;
- Tens de ter rendimentos coletáveis anuais inferiores a 80 mil euros;
- Não podes ter dívidas às Finanças nem à Segurança Social;
- A casa que pretendes comprar deve ser a tua primeira habitação própria e permanente;
Em relação à casa que vais comprar, esta deve custar até 450 mil euros e tem de ser pronta a habitar, esta Garantia Jovem não abrange créditos para construção.
De certeza que já te disseram que o estado garantia a totalidade do crédito ou que o estado assegurava até 15% do crédito da casa e isso poderá ter gerado confusão. Vamos esclarecer:
O Estado com esta medida pretende ajudar os jovens a obterem a sua primeira casa. Para isso concederá uma garantia de até ao limite de 15% do capital em dívida inicialmente contratado com o banco. Isto significa que o estado assume solidariamente a responsabilidade por 15% do crédito que o jovem pedir e não que o estado paga 15% do crédito.
A acrescentar a isto é necessário que entendas que o banco não fica obrigado a dar-te o crédito caso cumpras e tenhas entendido todas as condições até aqui. Apesar de o Estado fazer o papel de fiador no teu crédito, continuas a ser tu que ficas com a obrigação de pagar a totalidade do crédito, devendo o banco fazer a análise da tua capacidade financeira para suportar o empréstimo e analisar a tua taxa de esforço.
É, ainda importante que percebas que esta garantia do estado só dura durante 10 anos, a contar da data de celebração do contrato de crédito a habitação. Em relação a isto deves saber que a maturidade média das novas operações de crédito habitação em Portugal é superior a 30 anos.
Em conclusão, a Garantia Jovem poderá vir a ajudar os jovens que financeiramente estão prontos para avançar para a sua primeira casa, porém deves fazer uma análise cuidada da tua situação e fazer bem as contas a quanto vais gastar no total do crédito ao usar a Garantia Jovem.
Certifica-te que consultas um especialista e sabe mais em CasaGPT.