Já conheces o programa E-Lar? Neste artigo reunimos toda a informação disponível para te manteres atualizado sobre este tema!
O programa E-Lar tem como objetivo a melhoria do conforto térmico das habitações e, ainda, apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, reforçando o apoio à reciclagem dos equipamentos antigos.
Este programa foi anunciado pelo ministério do ambiente em Novembro de 2024 e contará com 50 milhões de euros como financiamento.
Tratar-se-á de um programa semelhante ao antigo Vale Eficiência, mas agora com maior facilidade de obtenção do apoio.
Não se sabem ainda as regras de atribuição deste apoio, porém já foi levantado um pouco do véu pela responsável da tutela, Maria da Graça Carvalho, em entrevista ao Público.
Ora, em relação à elegibilidade para recorrer a este apoio, já sabemos que serão elegíveis famílias que beneficiem de tarifa social de eletricidade ou gás, ou ainda “outra prestação social”.
Sabemos também, que apesar de não haver ainda uma lista de eletrodomésticos que virão contemplados, há já a intenção expressa, demonstrada pela Ministra, de ser possível substituir pequenos eletrodomésticos, frigoríficos, e até mesmo aparelhos a gás que possam ser substituídos por aparelhos elétricos. O aquecimento das casas é, ainda, o principal foco deste apoio.
Ficámos com a confirmação de que quem receber este apoio poderá escolher a marca do aparelho, desde que a sua tipologia esteja tabelada e seja elegível, podendo mesmo este ser mais caro que o apoio, ficando o restante ao encardo do sujeito que receber o apoio.
Por fim, mas não menos importante, a reciclagem está no centro das prioridades deste programa, sendo que os parceiros serão apenas empresas e distribuidores que assegurem a recolha e o correto encaminhamento dos equipamentos antigos.
Isto é o que sabemos até agora, para mais informações detalhadas sobre o processo de candidatura e os critérios de elegibilidade, teremos que aguardar e acompanhar os canais oficiais do Governo e das entidades responsáveis pela implementação do programa.